Uma animação fantástica.
Fui procurar letras e encontrei poesia. Curiosamente, parece que esta coisa de transmitir emoções através de composições tipográficas não foi inventada pelo Design :)... deixo aqui alguns exemplos que me deliciaram, espero que gostem.
Altar é o nome desta composição de Porfyrius Optatianus, que remonta ao ano 325 d.C. (século IV) !!!
Aqui, uma outra composição, esta de Venantius Honorius Clementianus Fortunat ou Venance Fortunat, nascido cerca de 530 em Valdobbiadene. Morreu no ano de 609, em Poitiers, França. Poeta cristão do século VI.
Robert Angot
Um poema visual, muito bem ilustrado com o próprio texto, de um poeta do século XVI.
Um poema visual, muito bem ilustrado com o próprio texto, de um poeta do século XVI.
Vladmir Maiakóvsky experimentou fazer poesia relacionando-a com as artes plásticas de seu tempo, como membro do movimento construtivista russo, paralelo ao futurismo italiano. O letrismo, as composições geometrizantes e as colagens estavam na moda, num grupo de artistas revolucionários que eram pintores, escultores, cineastas, teatrólogos, dedicados a todo o tipo de arte pública, em espaços abertos, fora da tradição burguesa. A sua queda para as vanguardas e expressões visuais vem da infância... Exemplo é esta carta giratória, espiralada, escrita aos 12 anos, em 1915.
E. M. de Melo e Castro é um nome consagrado na poesia visual e experimental, em Portugal e no Brasil onde já publicou uma série considerável de títulos tanto de poemas como de teoria e crítica literárias.
Vicente de Paulo Siqueira, mora em Brasília, e é também poeta visual.
No poema acima, de Ardengo Soffici, há pequenos versos que se confundem com a explosão de tipos e sinais gráficos, a dar a ideia de simultaneidade da comunicação.
Ana Cláudia Gruszynski é gaúcha e professora de Comunicação na UFRGS (Rio Grande do Sul)
Adorei este poema.
De fato, no primeiro caso ele cria uma imagem sugestiva que não pode ser considerada um ideograma, embora use o engenhoso recurso de incluir "child" (criança, bebê) e "&" no interior da letra"O" para compor um discurso transformado em figuração.
Em baixo, uma jóia tipográfica e sugestiva, chamada "Families". As letras "i" e "l" "visualizam três "pessoas", de diferentes tamanhos (de letras) sugerindo mãe, pai e filho(a).
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