quarta-feira, 30 de março de 2011

POESIA VISUAL



Uma animação fantástica.


Fui procurar letras e encontrei poesia. Curiosamente, parece que esta coisa de transmitir emoções através de composições tipográficas não foi inventada pelo Design :)... deixo aqui alguns exemplos que me deliciaram, espero que gostem.


 


Altar é o nome desta composição de Porfyrius Optatianus, que remonta ao ano 325 d.C. (século IV) !!!





                                                               
Aqui, uma outra composição, esta de Venantius Honorius Clementianus Fortunat ou Venance Fortunat, nascido cerca de  530 em Valdobbiadene. Morreu no ano de 609, em Poitiers, França. Poeta cristão do século VI.















Robert Angot
Um poema visual, muito bem ilustrado com o próprio texto, de um poeta do século XVI.









Vladmir Maiakóvsky experimentou fazer poesia relacionando-a com as artes plásticas de seu tempo, como membro do movimento construtivista russo, paralelo ao futurismo italiano. O letrismo, as composições geometrizantes e as colagens estavam na moda, num grupo de artistas revolucionários que eram pintores, escultores, cineastas, teatrólogos, dedicados a todo o tipo de arte pública, em espaços abertos, fora da tradição burguesa. A sua queda para as vanguardas e expressões visuais vem da infância... Exemplo é esta carta giratória, espiralada, escrita aos 12 anos, em 1915.






E. M. de Melo e Castro é um nome consagrado na poesia visual e experimental, em Portugal e no Brasil onde já publicou uma série considerável de títulos tanto de poemas como de teoria e crítica literárias.














 Poegoespaço de Da Nirham Eros




















Ronaldo Azeredo é um poeta concreto que não escreveu versos. Muito jovem alinhou-se ao Concretismo e criou  peças emblemáticas. Pela simplicidade de construção, estes poemas tornaram-se conhecidos e serviram até como uma espécie de modelo para a identificação dos procedimentos concretistas de modo geral: o poema como mera representação gráfica de uma idéia abstrata ("velocidade") ou de um fenômeno natural, etc.







 



Vicente de Paulo Siqueira, mora em Brasília, e é também poeta visual.







No poema acima, de Ardengo Soffici, há pequenos versos que se confundem com a explosão de tipos e sinais gráficos, a dar a ideia de simultaneidade da comunicação.



Ana Cláudia Gruszynski é gaúcha e  professora de Comunicação na UFRGS (Rio Grande do Sul)

Adorei este poema.












Magníficas criações tipográficas de Heb Lubalin. Os franceses classificam-no na categoria da "typoésie"", uma espécie de poesia tipográfica, segundo Jérôme Peignot. Uma denominação que revela o aspecto visual da escrita pela composição tipográfica.
De fato, no primeiro caso ele cria uma imagem sugestiva que não pode ser considerada um ideograma, embora use o engenhoso recurso de incluir "child" (criança, bebê) e "&" no interior da letra"O" para compor um discurso transformado em figuração.

Em baixo, uma jóia tipográfica e sugestiva, chamada "Families". As letras "i" e "l" "visualizam três "pessoas", de diferentes tamanhos (de letras) sugerindo mãe, pai e filho(a).



Espero que gostem desta selecção.


Sem comentários:

Enviar um comentário