quarta-feira, 16 de março de 2011

QUADRADO E CÍRCULO

A linha delimita o contorno. De acordo com Dondis existem três contornos básicos: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero.
A proposta de trabalho que nos foi feita implica a utilização de dois destes contornos, o quadrado e o círculo.
A cada um dos contornos atribuem-se vários significados, uns por associação, outros por uma análise arbitrária e outros derivados das nossas percepções psicológicas e fisiológicas. Ao quadrado, refere Dondis, associam-se significados como honestidade, rectidão, cuidado; ao círculo infinidade e protecção. Mas o mais importante a reter é que todos os contornos são fundamentalmente figuras planas, simples e que podemos facilmente produzir. Na verdade, a partir dos três contornos básicos referidos, afirma Dondis, e mediante combinações e variações, obtemos todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana. Incrível!

Tendo como ponto de partida esta ideia, vou postar, nos próximos dias, alguns desenhos do meu filho, quando tinha 3 e 4 anos, na sequência de um levantamento que fiz para a realização do trabalho proposto.
O desafio foi perceber a inevitabilidade e naturalidade dos elementos básicos, vísiveis de forma mais espontânea nos desenhos das crianças. Foram eles que serviram para me inspirar e trabalhar um quadrado e um círculo para comunicar sentimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário